Abertura de empresa

abertura de empresaNo artigo anterior estão as primeiras dicas pra quem quer montar sua empresa. Mais dicas na página montar uma empresa. Neste artigo, abertura de empresa, vou tratar especificamente da parte legal de uma nova empresa. A papelada.

Antes de qualquer coisa, tenha isto em mente. Providenciar a papelada de abertura da empresa não é – entenda bem – não é a primeira coisa a fazer. É comum um novo empreendedor fazer isto. Correr no contador e mandar bala nos papéis. Não faça isso. Leia o artigo como montar uma empresa e verá que há muito o que fazer antes disso.

Vamos lá. Supondo-se que você já tenha feito o que vem antes, chegou a hora de fazer a abertura formal da empresa.

Aí, você vai ao contador, conta sua história (desculpe o trocadilho), assina meia dúzia de formulários e vai para o boteco “bebemorar”, certo? Hã-hã… errado. Você pode até comemorar, mas antes deve fazer a coisa certa.

Abertura de empresa levada a sério

A grande maioria dos empresários – grandes ou pequenos – detesta esta parte do negócio. Compreensível. É a parte chata, que lida com formulários, leis, estado, união, município, fiscalização… essas bossas. Problema do contador, ele que se vire, não é mesmo? Até certo ponto, sim. Mas toda aquela papelada que você assina no escritório contábil, pertence à sua empresa. Adivinhe quem é o responsável por tudo aquilo? Já pensou? Quem respondeu “o contador”, nota zero. Você é o responsável. A empresa é sua.

Para frisar ainda um pouco mais este ponto, deixe-me expor um pensamento que já reparei em muitos pequenos empresários. Alguns pensam – erroneamente – que no caso de haver algum problema com a fiscalização, por exemplo, podem simplesmente colocar a culpa no contador. Você pode fazer isso. Mas vai ser apenas uma discussão (ou pior, briga…) entre você e o contador. Tudo o que ocorrer de errado na parte fiscal, cairá em cima da sua cabeça.

Por este motivo, você deve não somente ir assinando formulários. Vocês precisa informar-se a respeito de todo e qualquer procedimento que deva ser feito no escritório contábil. Abertura de empresa é fácil e rápida. Mas uma abertura consciente toma tempo e trabalho. Faça a sua parte. Ou ficará como uns e outros por aí, que logo no primeiro mês de funcionamento vão ao escritório “soltando fogo pelas ventas”, porque receberam uma guia para pagamento de impostos ou taxas. “Eu não sabia…”. Não sabia porque não se interessou em perguntar.

Abertura de empresa - o que você deve saber

Vou listar alguns itens importantes que você deve não só perguntar ao contador, como também pesquisar por sua conta. Visite sites pertinentes, como a receita federal e demais órgãos oficiais, para informar-se sobre impostos e legislação. Ah, sim… antes de ir ao contador, por favor. Desta maneira, os dois estarão falando a mesma língua. Veja o que discutir com o contador:

  • Empresa individual ou sociedade limitada – Basicamente, a diferença é que na empresa individual o proprietário responde com seus bens particulares pelas dívidas da empresa. Na limitada a responsabilidade dos sócios é – como diz o nome – limitada ao montante do capital social.
  • Enquadramento – Resolva com o contador em que sistema de tributação será feita a abertura da empresa. Em alguns casos, pode haver mais de uma opção de enquadramento. Certifique-se de utilizar a mais apropriada. Consulte a receita federal a respeito do simples nacional.
  • Impostos – Abertura de empresa gera responsabilidades tributárias. Passe e repasse com o contador quais são os impostos, contribuições e taxas aos que estará sijeita a empresa. Saiba exatamente o porque de cada um deles. E também quando são gerados, os vencimentos, percentuais. Você não quer ter uma surpresinha mais tarde, quer? Acredite, muitos pequenos empresários pagam guias de impostos que sem sequer saber porque.
  • Documentação – Existem a documentação de abertura da empresa. A que você vai assinar no escritório. Procure saber o que é cada um daqueles papéis, para que serve e para onde vai. Além disso, pergunte ao contador que tipo de documento ele fará periódicamente (mensalmente, anualmente, etc.) para a empresa. Exemplo: livros fiscais, declarações federais (imposto de renda), declarações estaduais (se houver) e assim por diante. Procure saber para que serve cada um destes documentos, quando devem ser feitos e se haverá pagamento extra para a execução dos mesmos (por parte do contador).
  • Honorários – Não saia do escritório contábil antes de combinar exatamente o valor dos honorários do contador. E peça que ele especifique o trabalho que irá fazer para a empresa, mediante estes honorários. Como já disse antes, pode ser que alguns serviços não estejam inclusos (declarações, etc.). Geralmente abertura de empresa é cobrada à parte.
  • Comunicação – Como será a comunicação entre o escritório e a sua empresa. Como serão enviadas guias para pagamento de impostos e outros documentos.
  • A sua parte – O que você precisa apresentar ao escritório mensalmente. Notas fiscais, comprovantes, etc.

Enfim, estas são algumas sugestões. Pergunte tudo o que lhe ocorrer e faça anotações. Você não precisa entender a fundo o processamento da escrituração fiscal, mas – com certeza – deve ter uma idéia geral. Faça uma abertura de empresa consciente e não se arrependerá mais tarde.

ATENÇÃO: CONSULTAS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS NO SETOR DE COMENTÁRIOS, DEVIDO EXCLUSIVAMENTE À FALTA DE TEMPO. OBRIGADO POR COMPREENDER.

Comments

  • Prezado Senhor.

    Possuo uma empresa individual de prestação serviços na área de estética. Como a empresa anda ruim das pernas, tenho uma pessoa que deseja entrar como sócio. É possível transformar a empresa individual em empresa de sociedade limitada? Caso positivo, poderia me passar alguma legislção?

    Obrigado pela atenção

    Décio

    Decio SilveiraMarch 29, 2011
    • Olá Décio. Você não pode mudar o contrato de uma empresa individual para limitada. Deve fechar a individual e abrir uma limitada. Consulte seu contador. Obrigado pela visita e um grande abraço.

      BrunoMarch 29, 2011
  • Ola! Bom Dia!
    Qual a Diferença Entre Sociedade Fechada e Aberta? como funciona a questao de compra e venda de açoes entre empresarios?
    Grato pela Atenção!!!

    ENILSON MELOJuly 13, 2011
    • Olá Enilson. Acredito que você esteja se referindo a sociedade limitada e anônima. A limitada é “fechada”. O nome mesmo diz: limitada. Tem um número limitado de sócios. A partir do momento que se abre o capital (colocando ações no mercado), passa a ser uma sociedade “aberta”, ou seja, não há mais limite de sócios. Meu blog, até o momento, limita-se a dar dicas para pequenos empresários. Não tenho a mínima idéia sobre mercado de ações. Um grande abraço.

      BrunoJuly 15, 2011
  • Em minha pequena jornada rumo a abertura de uma micro empresa, gostaria de dizer, que ainda não havia lido aconselhamentos importantes escritos de forma simples como os que o Senhor escreve.

    Como em suas palavras, a internet facilitou muito nossas vidas, mas são pessoas como o Sr que a tornam tão espetacular.

    Muito obrigado

    Valdecir de AlbuquerqueSeptember 2, 2011
    • De nada, Valdecir. Espero que tenha êxito em seu empreendimento. Um grande abraço.

      BrunoSeptember 2, 2011
  • Muito agradecido pela clareza desses artigos foi e serão de grande utilidade para a empresa que pretendo abrir

    AndreSeptember 29, 2011
    • Olá Andre. Valeu a visita. boa sorte em seu empreendimento e um grande abraço.

      BrunoSeptember 30, 2011
  • o que presiso para aberturade uma firma costruçoes civil se sou pequeno enprededor

    leandro tormesOctober 8, 2011
    • Olá Leandro. Como não tenho informação suficiente, fica difícil dizer algo. Se a empresa for apenas prestadora de serviços por empreita, por exemplo, não creio que seja necessária alguma licença ou engenheiro responsável. Se, por outro lado, a empresa for responsável por toda a obra, com certeza irá necessitar – para começar – ter um engenheiro civil responsável. Um grande abraço.

      BrunoOctober 9, 2011
  • Adorei todas as dicas.
    Trabalho em um empresa de assistente de vendas, estou pensando sair da empresa e trabalhar em ksa prestando serviço com manicure e pedicure (tenho curso) e também revendo produtos de beleza
    Será que vai ser um bom negocio.
    Como devo proceder, qual o primeiro passo a ser tomado.
    Me oriente por favor.
    obrigada!!!

    AnaOctober 18, 2011
    • Olá Ana. Antes de sair de seu emprego, você deve ter certeza que terá clientela suficiente para substituir a renda que o emprego lhe dá. Você precisa pesquisar o potencial do negócio na localidade em que pretende instalar-se. Talvez você possa começar nas horas vagas. Isso lhe dará uma boa idéia da procura pelo seu serviço. Se puder fazer isto, é uma grande pedida, porque terá mais segurança para deixar seu emprego. Ou talvez descubra que a troca não seria tão boa, quem sabe? Pés no chão… Um grande abraço.

      BrunoOctober 18, 2011
  • bom,eu ainda não sou empresária.mais meu grande sonho é montar uma grande empresa.sei que preciso começar do zero,mais sei que vou conseguir alcançar meu objetivo.os conselhos que vc dá para as pessoas que querem montar uma empresa ajudam muito!parabéns.=)

    therezaNovember 9, 2011
    • Valeu Thereza. Espero que consiga realizar seu sonho. Abraço.

      BrunoNovember 9, 2011
  • Bruno, a importancia do contador no inicio de uma empresa é essencial? Caso não quais possiveis problemas podera acarretar?

    JoãoNovember 9, 2011
    • Olá João. Creio que você quer dizer a importancia de abrir a empresa legalmente. Neste caso, um bom contador é recomendável. Porém, há contadores e contadores. O melhor a fazer é informar-se o máximo possivel sobre impostos e obrigações da empresa. Existem – infelizmente – contadores negligentes. Assim como empresários negligentes. Não seja negligente você. Informe-se e cobre do seu contador a parte dele. Você perguntou “que problemas poderia acarretar”. Se você não estiver devidamente informado sobre leis tributárias e outras, pode levar seu empreendimento diretamente para o buraco. Um bom contador pode livrar você disso. Mas repito um BOM contador. Um abraço.

      BrunoNovember 10, 2011
  • valeu bruno so você para nos fazer entender o que è ser um empresa conciente obrigado e muito sucesso.

    carlosNovember 15, 2011
    • Olá Carlos. Bem, é claro que não sou só eu, mas dou minhas cacetadas. É que já vi muita gente transformar sonho em pesadelo, e isso é muito ruim. É melhor obter pequenas vitórias do que lograr um grande fracasso. Um abraço.

      BrunoNovember 16, 2011
  • Boa tarde!

    Estou abrindo uma empresa de segurança vigilantes queria tirar agumas duvidas como:
    O nome da Empresa é GASP (Gestores Associados á Segurança Privada)

    1.1. Documentos necessários para a abertura da empresa;

    1.2. Quais órgãos deve procurar / inscrever-se (licenças) / associar-se (justificar);

    1.3. Razão social (apresentando anexo: contrato social);

    1.4. Nome fantasia; (GASP) GESTORES ASSOCIADOS A SEGURANÇA PRIVADA

    1.5. Capital social;

    1.6. Impostos (municipal, estadual e federal);
    Muito obrigado
    raul

    Raul RodriguesNovember 20, 2011
    • Olá Raul. Sugiro que você consulte um escritório contábil, que certamente tem acesso a informações atualizadas. Um grande abraço.

      BrunoNovember 25, 2011
  • Ola Bruno..estou fazendo um trabalho..plano de negocio e preciso colocar nele a item abertura de empresa..sera que vc pode me dar uma dica?? estou montando um plano de negocio de uma clinica de estetica..desde ja agradeço !!!

    ErikaNovember 24, 2011
    • Olá Erika. Creio que no item abertura de empresa você precisa colocar toda a documentação necessária para tanto. Seria bom consultar um contador, que pode lhe fornecer informações atualizadas. um abraço.

      BrunoNovember 25, 2011
  • ola bruno. eu tenho nome sujo sera que isso me impede de abri uma empresa?

    celsoJanuary 1, 2012
    • Olá Celso. Somente se você estiver devendo impostos para a federação, estado, etc. Em caso outras dívidas, não impede. Porém não custa nada pedir para o contador verificar antes de tentar fazer a abertura. Um abraço.

      BrunoJanuary 1, 2012
  • Olá Bruno, tenho uma cliente que possui uma empresa individual em seu nome (100% das quotas) e ela deseja abrir uma segunda empresa porém dessa vez sociedade, o que acontece é que ela deseja ser a administradora para que possa assinar os documentos necessários sem a necessidade do sócio assinar também, mas para isso não seria necessário que ela tivesse pelo menos metade das quotas? E por já possuir um empresa individual ela só tem direito a 5% das quotas correto? Estou com dúvidas quanto a isso, mesmo que o segmento das empresas sejam diferentes não existe a possibilidade dela ser administradora? Você sugere algo a ser feito nesse caso? Muito obrigada pela atenção!!

    PriscilaJanuary 5, 2012
    • Olá Priscila. Não estou muito atualizado com a lei, mas se bem me lembro é isso mesmo. Por ter uma empresa individual há restrições para a participação numa sociedade limitada. Mas creio que ela pode sim, administrar, desde que haja concordância dos outros sócios. O que ela não poderia seria tomar decisões maiores sem a concordância dos outros sócios. Um abraço.

      BrunoJanuary 10, 2012
  • Olá Bruno,
    Você poderia me dizer qual a melhor maneira de abrir uma empresa para prestação de serviços na área de design gráfico? E para a prestação de serviços na área de produção cultural?
    Um abraço

    Maria Lucia EstevesJanuary 7, 2012
    • Olá Maria. Seria melhor consultar um contador, que pode lhe orientar melhor. Um abraço.

      BrunoJanuary 10, 2012
  • vc é contador?

    RamonJanuary 13, 2012
  • ola tenho uma mini papelaria em minha residencia,na mesma eu trabalho nao so com produtos de papelaria,mas tambem tenho doces sorvetes produtos de perfumaria e algo mais que nao possue praso de validade,como prendendor de roupas varal bolas esmaltes etc,gostaria de mudar o ramo do negocio,gostaria de trabalhar com cosmeticos e registrar uma empresa envovendo esse ramo,oque vcs podem fazer para eu poder começar a dar os meus primeiros passos

    vander leal de souzaMarch 10, 2012
    • Olá Vander. O primeiro passo é pesquisar o mercado. Creio que você devesse considerar se não seria melhor investir no que já faz hoje, porque neste ramo você já tem algo que vale ouro: clientes. Mas nada impede que você vá pesquisando e informando-se o mais que puder sobre o outro ramo. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • Olá,
    Bruno ,
    Gostaria de uma ajuda , pois estou pensando em abrir um negócio , é como um site de vendas pela internet , penso em vender de tudo para decoração , artesanato , velas , etc……
    É totalmente necessário que sejam emitidas notas fiscais de venda ao consumidor ? Como funciona ? Como posso montar um site de compras virtual não gastando tanto no início ? Onde posso me informar para montar meu negócio sem muitos gastos ?
    No aguardo
    Obrigada
    Adriana

    Adriana MattosMarch 26, 2012
    • Olá Adriana. Eu sugiro que você faça primeiro um teste, vendendo alguns de seus produtos pelo mercado livre. A lei diz que qualquer venda deve ser coberta por nota fiscal, é claro. Para montar um negócio formal, você iria precisar de um contador para a abertura da empresa, um webmaster para montar o site, e por aí afora. Por isso, é melhor fazer uma pesquisa, um teste e encontrar o seu nicho de mercado, ou seja, saber se haverá clientes, se o negócio é viável. Um abraço.

      BrunoMarch 28, 2012
  • Ola, sou do interior do Mato Grosso e estou montando um TCC sobre abertura de empresas e preciso muitos de dados e de livros para fundamentar meu trabalho. O que me sujere, se puder me ajudar com algum material que possa me enviar fico muito grata alecangerana@hotmail.com.

    alessandraMarch 28, 2012
    • Olá Alesandra. Perdão pelo atraso. Infelizmente não tenho tal material. Um abraço.

      BrunoApril 21, 2012
  • Olá Bruno, estou abrindo uma pequena empresa de liberações de veículos apreendidos pela prefeitura e recuperação de veículos sinistrados de seguradoras, tenho uma vasta experiencia pois trabalho no ramo ha alguns anos, fiz todos os estudos necessários e tal, em uma pesquisa de público alvo encontrei muitas empresas que usam esse tipo de serviço, porém não sei como iniciar as conversas com os futuros clientes e entregar as minhas propostas de trabalho. Se puder me ajudar com algumas dicas ficarei muito agradecido, abraço.

    AntonioMay 4, 2012
    • Olá Antonio. Agora você me apertou sem me abraçar. É difícil dar uma opinião num ramo de negócios sobre o qual não tenho a mínima idéia. Mas creio que você deveria usar sua própria experiencia. Onde você trabalha atualmente, como são feitos os contatos? Onde as empresas do ramo colocam propaganda? Pesquise na internet empresas que fazem a mesma coisa que você quer fazer. O que elas oferecem? Qual o meio para alcançar o serviço destas empresas? Existem vários meios de acesso a futuros clientes. Campanhas de email, anúncios. Via de regra… você deve estar onde seu concorrente está. Um abraço.

      BrunoMay 4, 2012
  • Ola , gostei muito da informação de parabens… mas pode me ajudar, trabalho com edição de imagem e revelação de fotografia, vamos dizer semi-profissional e trabalho com confecção de papel arroz personalizado. Gostaria de sabere se existe um meio de que eu possa montar uma microempressa que eu possa assinar minha propria carteira. Mas se caso eu precisase por exemplo me mudar ou outra coisa eu pudece fecha-la. é possivel? o que tenho que fazer? obrigado!

    JulioJune 11, 2012
    • Olá Julio. Há uma peculiaridade quanto à abertura e fechamento de empresa: abrir é barato. Fechar é caro. Principalmente se houver problemas no meio do caminho, impostos não recolhidos e assim por diante. De mais a mais, um empresário não pode empregar a si mesmo. Se a sua preocupação é recolhimento de INSS, você pode recolher como autônomo, sem precisar abrir uma empresa. Porém, um autônomo só presta serviço. No caso da fabricação de papel já é diferente. Mas se você tem se dado bem trabalhando informalmente, pense duas vezes (ou mais) antes de abrir uma empresa. Um grande abraço.

      BrunoJune 11, 2012
  • Olá Bruno,
    Meu Pai quer abrir uma empresa de representação comercial.
    E me colocar como unica proprietária.
    Esse caso se encaixa no empreendedor individual?
    Pesquisando na internet, “aparentemente” para abrir essa empresa de representação, posso fazer sem a a ajuda de um contador.
    Porém como não entendo muito bem dessa parte burocrática, você acha que é necessário um contador?

    Att,
    Marina Nunes

    Marina NunesSeptember 16, 2012
    • Olá Marina. Infelizmente, não posso deixar de levantar uma questão. Se a empresa é de seu pai, porque colocar em seu nome? Deveria ser em nome dele. Lembre-se de uma coisa: na empresa individual, o proprietário responde por quaisquer dívidas com tudo o que tem, ou seja… todos os seus bens e dinheiro podem (e serão) utilizados para cobrir débitos da empresa (menos mal que é só uma empresa de prestação de serviços). Mesmo com uma empresa individual é melhor contratar um contador. As leis tributárias no Brasil são muito complicadas e um bom contador pode ajudar muito nesta parte.

      BrunoSeptember 16, 2012
  • Bruno, bom-dia.

    Muito bom seus conselhos, vou abrir uma empresa agora e gostaria muito de agradecer por suas dicas, vão ajudar muito!!!!

    Muito sucesso para você!!!!!!!!!

    William CarvalhoMay 8, 2013
  • Boa tarde!

    Preciso de sua orientação para abertura de uma empresa de transporte e locação de veiculos e máquinas. A minha duvida é sobre as atividades. Posso inserir até cinco atividades?
    Exemplo:
    - Transportadora de cargas, exceto cargas perigosas;
    - Locação de veículos(caminnhão, automovel) e máquinas;
    - Prestação de serviços(limpezas em geral, lavagem, lubrificação, borracharia), etc;
    - comercio em geral(mercearia, pousada, etc);
    - Compra e venda de veículos(tipo agência de venda e compra de veiculos).
    Resumo das atividades acima: Tenho caminhão de carga, predento adquirir um guincho plataforma, locar equipamentos (veiculos, caminhãoe e máquinas)para outras empresas e tenho também um comércio tipo mercearia arrendado recentemente e no futuro proximo vou construir uns três chales no meu sitio garantindo assim a minha aposentadoria.
    Gostaria de ter suas informações.

    Desde de já agradeço.

    Walmir Paula

    Walmir PaulaOctober 3, 2013

Leave a Reply


*