Como administrar uma pequena empresa?

Perguntinha pernóstica, diga a verdade… Administrar qualquer coisa… é – digamos – complicado. Uma empresa, mesmo pequena… também é. Sinto muito.

Mas é necessário. Eu conheci muitos pequenos empresários que sabiam “tocar” seus negócios. Ou pensavam que sabiam… Porque não adianta nada ser um excelente comprador, um ótimo vendedor se você não praticar um mínimo de administração.

Muitos pequenos empresários que conheci acabaram dando-se mal porque não administravam nada. Enquanto que o contrário é verdade. É preciso administrar tudo. Dinheiro, estoque, pessoal… tudo.

E como administrar tudo isso numa pequena empresa?

Seria muita pretensão minha querer ensinar isso num simples artigo. Mas posso dar algumas dicas. E vou começar com um exemplo:

Suponhamos que você tenha no estoque (em sua empresa já existente ou na empresa que quer montar) uma determinada mercadoria que lá está há meses e não tem saída.  Mais alguns meses e nada. O negócio está lá… tomando poeira. Mas você não abaixa o preço de jeito nenhum. Ou vende por aquele preço ou não vende. Acabou-se a história.

Isto é má administração do estoque. E dá prejuízo. Mercadoria encalhada é prejuízo, sim senhor. Quem administra bem o estoque sabe que deve fazer com que este estoque gire, ou seja, que haja saída e entrada de mercadoria.

Suponhamos que este item que está encalhado lhe dê um lucro de R$ 400,00. Se ficar parado por um ano e finalmente vender, lhe deu um lucro de R$ 33,00 (bruto) por mês. Isso sem contar o custo de armazenagem em um ano.

Muito bem. Se você tivesse vendido este item pelo custo e comprado outra mercadoria de giro mais rápido, que lhe desse um lucro de R$ 200,00 e você girasse esta nova mercadoria pelo menos três vezes em um ano, teria tido um lucro de R$ 600,0 no ano e R$ 50,00 por mês, com um custo de armazenagem mais baixo e com uma mercadoria mais barata!!!

Isso é administrar o estoque. De verdade. Ficar olhando para algo empoeirado e velho não é administrar nada. É perder tempo e dinheiro.

Aprenda a administrar… e torne-se um vencedor

Administrar uma pequena empresa pode não ser fácil, mas não é tão difícil também. Basta lidar com cada setor com o devido cuidado. Adquirir conhecimento suficiente para não cometer erros grosseiros como o mencionado acima. Afinal, você tem ou quer sua empresa para ter lucro, não prejuízo.

Então é preciso investir tempo e dinheiro para saber administrar.

Nem sequer pense em pensar que empresa pequena não precisa dessas “frescuras”. Empresa é empresa. É claro que você não precisa (e nem pode) contratar um administrador de empresa formado na melhor faculdade do mundo (Harvard… dizem que é a melhor). Mas precisa entender pelo menos o básico. E administrar.

ATENÇÃO: CONSULTAS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS NO SETOR DE COMENTÁRIOS, DEVIDO EXCLUSIVAMENTE À FALTA DE TEMPO. OBRIGADO POR COMPREENDER.

Comments

  • Muito Bom!! São dicas extremamente importantes!!
    Por isso quero lhe pedir que não pare de postar esses Grandes Artigos.

    Um forte Abraço!!

    Daniel de SouzaJuly 3, 2012
    • Olá Daniel. Valeu o comentário. Não existe a mínima intenção de parar. É bola pra frente. Um grande abraço.

      BrunoJuly 3, 2012
  • Muito boa a dica !! Tive minha propria empresa a 1 ano , por ser pequena achei que não precisasse te tão poucos requisitos. Hoje tanto sei que precisa, como ja estou pensando em abri novamente. Aprendi muito e hoje vejo que para administrar uma pequenas empresa, vc tem que ter determinação, força de vontade e acima de tudo ser humilde. Administrar é um dor vivido. Obrigado!!!

    jackson AndradeDecember 12, 2012
    • Olá Jackson. Desculpe a demora. Você tem razão. Não importa o tamanho da empresa. Administrar é essencial. Grande abraço.

      BrunoDecember 15, 2012
  • Para administrar uma empresa, também sugiro que invista em um programa de gerenciamento financeiro empresarial, pois vai facilitar muito a administração do dia-a-dia. Existem vários programas disponíveis na internet, é só fazer uma pesquisa e ver o qual supri as necessidades de seu negócio. Eu tenho uma pequena empresa e atualmente uso esse http://www.controlefinanceiroempresarial.com , foi o programa mais barato e mais completo que achei. Tem controle financeiro ( contas a pagar e receber ), controle de estoque, orçamento, vendas, cadastros ( clientes, fornecedores e produtos), e supri minhas necessidades perfeitamente.

    Solange FragaDecember 19, 2012
    • Olá Solange. Não é costume deixar sair links no corpo do comentário, porém deixei passar este porque não me parece spam. Mas gostaria que você mencionasse o nome de sua empresa, para que isso fique bem caracterizado. Se este programa de controle funciona mesmo, a informação é muito útil, pois já vi muita coisa por aí que não funciona de jeito nenhum. Um abraço.

      BrunoJanuary 3, 2013
  • Oi Bruno, td. bem? Olha só, acabo de ser contratada para atuar na organização do departemento administrativo de um hotél. Confesso que, apezar de ter aceitado o convite, estou assustada com a situação que presenciei. E estou preocupada! Não sei por onde começar! O departamento administrativo muito bagunçado! Tenho a impressão que vou demorar meses para conseguir colocar tudo em ordem. Na mesma sala ficam localizados os departamentos financeiro, pessoal, reservas e licitações… Tá tudo revirado e o Proprietário me disse que já contratou duas moças que não deram conta do recado… e mesmo assim aceitei o desafio. Na verdade, o ho´tel está todo desestruturado! O proprietário me disse que está tentando reerguer a empresa, e que o insucesso se deve ao fato de ele tê-lo adquirido sem o menor conhecimento na área do ramo hoteleiro. Ele é Advogado! Pensa na trapalheira que está fazendo! Sua equipe também não tem conhecimento na área. São dois filhos e um amigo que estão tocando tudo da famosa forma “empurrando com a barriga”. Você poderia me orientar? Começo nessa segunda-feira próxima, dia 08/04/13.

    Att,

    Kelly Cristina Oliveira.

    Kelly CristinaApril 6, 2013

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