Como fazer uma pequena empresa dar certo?

Em algumas pessoas, creio que esta pergunta pode provocar uma resposta como: “com dinheiro”. E não deixariam de ter certa razão. Fazer uma empresa dar certo sem dinheiro, é complicado. Ainda mais se considerarmos o termo “sem dinheiro” como zero mesmo, nada.

Mas uma empresa – se isto servir de consolo – com muito dinheiro também pode dar-se mal. E o que isto nos diz? Que dinheiro é importante, mas não é tudo. Então…

Como fazer uma pequena empresa dar certo?

A resposta – creio eu – está resumida em uma palavra: “preparo”. Um pequeno empresário bem preparado pode fazer, até mesmo com pouco dinheiro, com que sua empresa tenha sucesso.

A bem da verdade, se tudo for feito com o devido cuidado, com preparo, a função do dinheiro é unicamente a de acelerar as coisas. Com pouco dinheiro e muita competencia e preparo a empresa pode dar certo, mas demora mais, é claro.

E o que seria necessário para preparar o empreendedor? Para que faça sua pequena empresa dar certo, superando todas as dificuldades, inclusive a escassez de dinheiro?

Acredito que alguém que vá iniciar uma pequena empresa, pode até começar com uma certa vantagem se tiver a personalidade de um empresário. Mas isso não se encontra facilmente por aí. Na verdade, a maioria de nós não nascemos com o dom. Mas isto não significa que você não possa aprender, certo? Você pode e deve, para o bem do seu negócio.

Aqui vão alguns itens que considero essenciais que você aprenda (se já não souber, é claro), caso deseje realmente obter sucesso ao montar sua pequena empresa:

  • Finanças – Não, você não precisa fazer uma faculdade de economia. Mas precisa aprender pelo menos o básico sobre dinheiro. Tod empresário, pequeno ou grande, precisa lidar com dinheiro. É muito comum ouvir de pequenos empresários “ah… nisso aí sou muito fraco…”. Como se fosse impossível aprender que dois mais dois são quatro. Não sabe? Aprenda.
  • Mercado – Aventurar-se por aí comprando, estocando, alugando, pagando… sem conhecer direito o mercado em que você está atuando, é suicídio.
  • Prioridades – Tem empresário (mais uma vez.. pequeno, médio ou grande), que é capaz de gastar horas e mais horas em tarefas de menor importancia. E relegando a segundo plano tarefas essenciais. Prioridades… Saiba defini-las e tratá-las adequadamente. O seu dia não tem trinta e seis horas.
  • Administração – É meio óbvio… Mas muitos se acham em situações péssimas porque se esqueceram que não basta comprar e vender. É preciso administrar. Tudo, desde o tempo, dinheiro, recursos, pessoal… etc.
  • Visão – “O sujeito tem visão”. Você já deve ter ouvido a frase. Fica parecendo que o cara já nasceu com aquilo, não é verdade? Pois não é assim. Como é que alguém tem uma “visão de mercado” se não conhece o mercado? Quer ter “visão” das coisas. Estude, observe estas coisas.
  • Organização - Abra sua empresa e transforme-a numa enorme bagunça. Esta é a receita para afundar a empresa. Você pode ser o melhor vendedor do mundo. A bagunça irá comer seu lucro. Aprenda a organizar-se.

Estas são algumas coisas que um novo pequeno empreendedor precisa aprender. Evidentemente, há muitas outras qualidades que um bom empreendedor deve ter, aprender e praticar, mas estas são – em minha opinião – essenciais.

É… a vida é dura, não meu amigo? Um pequeno empresário precisa matar um leão por dia para sobreviver. Mas a satisfação de fazer algo por si mesmo… é impagável.

 

ATENÇÃO: CONSULTAS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS NO SETOR DE COMENTÁRIOS, DEVIDO EXCLUSIVAMENTE À FALTA DE TEMPO. OBRIGADO POR COMPREENDER.

Leave a Reply


*