Como montar uma empresa

 

 como montar uma empresaÉ relativamente fácil dar uma “receita pronta” ensinando como montar uma empresa. Na verdade existem muitas por aí. Até boas, pode-se dizer.

Porém, antes de montar uma empresa, há diversos fatores que devem ser considerados. Inclusive – e talvez o mais importante deles – a viabilidade de se montar uma determinada empresa. Sim, porque se você fizer tudo direito antes de montar qualquer coisa, talvez chegue à conclusão que não deveria montar nada.

 

Como não montar uma empresa

Vou citar um caso, para exemplificar. Conheci uma pessoa há muitos anos, que desejava montar uma loja de parafusos. Nenhum problema aí. Pode ser um bom negócio. Mas no caso desta pessoa não era. Tudo, absolutamente tudo estava contra ele:

  • Ele não tinha capital, iria iniciar com meia dúzia de itens
  • A cidade era pequena demais para se montar um negócio tão específico
  • Ele não tinha a menor idéia de quais itens seriam ideais para começar

Em apenas dez minutos de conversa, eu já sabia que aquilo tinha tudo para dar errado. Tentei argumentar, mas não adiantou. Ele abriu sua “loja” assim mesmo. Repare que somente os três itens acima mencionados já era mais que suficientes para fazê-lo desistir. Resultado: após alguns meses o homem não tinha dinheiro para comprar sequer um parafuso. E continuava com quase tudo que havia comprado para começar.

Melhor faria ele se comprasse alguns itens no atacado e tentasse vender de porta em porta. Ou algo assim. Não teria perdido o pouco dinheiro que tinha. Ele estava iludido. Teve um sonho e achou que poderia realizá-lo.

 

O que fazer antes de montar uma empresa

Portanto, a primeira coisa a fazer é colocar os pés no chão e responder algumas perguntas:

  1. O negócio é viável? Há procura da mercadoria ou serviço?
  2. Você tem uma idéia da fatia de mercado que lhe pode caber? 
  3. Você pode igualar seus preços com os da concorrência?
  4. Sabe como e quantos clientes pode trazer para seu negócio?
  5. Você sabe quanto e em quê vai gastar para montar a empresa?
  6. Sabe quanto tempo irá demorar para que a empresa pague suas próprias contas?
  7. Você tem o capital para iniciar e bancar pelo menos seis meses sem faturamento ou com faturamento baixo?

 

Eu poderia estender muito mais esta lista. Mas tenho certeza que as perguntas acima, uma vez respondidas com honestidade, lhe darão uma boa noção de como montar uma empresa. Ou como não montar…

 

Como montar uma empresa com segurança

Mas vamos explicar mais um pouco. O item número um, por exemplo. Você precisa ter absoluta certeza de que há mercado para aquilo que você quer vender. Ou seja, um número suficiente de pessoas que já compram ou que você sabe que irão comprar aquele produto ou serviço. Já vi gente quebrar a cara, por achar que um determinado produto iria vender muito, porque ninguém estava vendendo. Ora, se ninguém está vendendo, a probabilidade é que o produto não interesse, não tenha mercado. A menos que você tenha descoberto uma mosca branca.

Muito bem. você decidiu que o negócio é viável. Agora precisa saber que fatia do mercado pode lhe caber. com quem você vai concorrer? Montar uma empresa pequena para concorrer com uma enorme multinacional geralmente é apenas suicídio. Se há pequenas empresas no setor, e você conseguir competir com elas em preço e qualidade – principalmente – é possível que tenha sucesso.

Legal, você vai indo bem. Já sabe para quem vai vender? Quer ter sucesso? Pesquise e tente conquistar clientes potenciais antes de montar uma empresa. Negócios que dão certo rapidamente, em muitos casos se devem a isso. O empresário já sabia para quem vender. Nada de montar o negócio e “depois ver o que se faz”.

 

Você tem recursos financeiros para montar uma empresa?

Se estiver tudo certo até aqui, você quase já sabe como montar uma empresa. E os gastos? Planejou tudo direitinho? Colocou tudo no papel, nos mínimos detalhes? Não? então faça isso. Antes de abrir a empresa, claro. Você deve saber exatamente quanto vai gastar. E mais: nada de contar com o “dinheiro que vai entrar”. Por mais que você tenha feito tudo direito, não conte com dinheiro de vendas que não aconteceram.

Ufa… Se você chegou até aqui, parece que a coisa vai. Resta um pequeno detalhe. Pelos seus cálculos, o dinheiro será suficiente para bancar todas as despesas, incluindo seis meses de faturamento zero? Se não tiver nem dinheiro para as despesas iniciais, pense duas vezes. Melhor… dez vezes. Sabe o que vai acontecer quando não houver dinheiro? Você vai começar um namôro firme com uma entidade bancária. Cuja qual vai almoçar e jantar a sua já capenga empresa. A partir daí, você não mais trabalhará para você, e sim para o banco.

Acredite, já vi gente entrando em altas “furadas” porque achava que três por cento ao mês é uma taxa de juros viável. Não é. De jeito nenhum. Cheque especial e crédito pessoal, nem pensar. Não se atreva ou vai se dar muito mal. Financiamento, só se for de programas dedicados a microempresas, como da Caixa econômica, por exemplo. Se houver o programa, é claro. Ainda assim, estude bem a coisa. Os juros devem ser bem baixos mesmo e os prazos longos.

Nem seria preciso falar, mas não custa nada. Em hípótese alguma peça dinheiro a agiotas. O banco toma o seu dinheiro, em forma de juros. Pode tomar até seus bens, levar você à cobrança judicial, etc. Agiotas não fazem isso. Eles quebram as suas pernas. E não é no sentido figurado. Se você tiver sorte, mandam você somente ao ortopedista. Nem mesmo se a pessoa que pode lhe emprestar o dinheiro não for um agiota profissional você deve pegar o dinheiro. Geralmente os juros são escorchantes. E se você não puder pagar, a situação pode ficar bem feia.

 

Que tipo de empresa você quer montar?

Já sei. Do tipo que vende muito e que deixe você rico. Eu conheço um sujeito que fez isso. Chama-se Bill Gates (fundador da Microsoft). Tudo bem. Se você tiver uma idéia genial, vá em frente. Mas se for uma destas idéias comuns, tipo loja de roupas (esta é mais comum de todas…), não pense que está longe do sucesso. Você pode não ficar rico, mas pode criar algo de que se orgulhe. E que lhe dê dinheiro suficiente para não depender de ninguém.
Criatividade não tem a ver só com coisas novas, inéditas. Tem muito a ver com coisas comuns, que já existem, feitas de maneira diferente, com um ângulo de visão novo. Muitos pequenos empresários se deram bem com este tipo de pensamento.

Você pode montar uma simples empresa de ”qualquer coisa”, vender a mesma mercadoria que seus concorrentes. O diferencial, a criatividade está na forma de atendimento, na entrega, no relacionamento com o cliente. Pense nisso. Ah, sim… pense antes de montar a empresa.

Leia também a página Montar uma empresa

Consulte esta página do Sebrae: quero abrir um negócio

ATENÇÃO: CONSULTAS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS NO SETOR DE COMENTÁRIOS, DEVIDO EXCLUSIVAMENTE À FALTA DE TEMPO. OBRIGADO POR COMPREENDER.

Comments

  • obrigado

    vander cardoso barbosaJune 22, 2011
    • De nada Vander. Um grande abraço.

      BrunoJuly 15, 2011
  • me ajudou muito,obrigado!!!

    marcus bragaAugust 12, 2011
    • Olá Marcus. Valeu. Boa sorte em sua empreitada. Um abraço.

      BrunoAugust 12, 2011
  • Quero momtar uma empresa de objetos diversos, utilizados exporádicamente, brinquedos, camisas etc.

    Arikerne Silvan GusmãoAugust 13, 2011
  • Há te entendo o grau de risco mais será que é possível ter uma empresa de segurança privada de tamanho inferior mas de qualidade superior aos dos concorrentes e das grandes empresa mexesse senario defasado pela segurança publica e obter dentro desse ambto dissecai empresarial obrigado

    AndreSeptember 29, 2011
    • Então agora sim quero ter ciência posso abrir uma empresa de segurança privada inferior as já existentes porem com o diferencial de qualidade

      AndreSeptember 29, 2011
    • Olha bem eu tenho que confessar uma coisa essa pergunta sua e miuito boa mais o problema nao esta na sua empresa prestar um bom serviço ou nao e sim nos contratados dela ai o diferencial mais s tratando d ser humanao e meio complicado numca se sabe quem vai dar certo na empresa ou nao mesmo com o mais criterias formas de avaliaçoes entao o negocio e ter em mente tudo que foi dito no artigo muito bom mesmo eu li e tou muito pensativo vou adiar a minha ideia ate conseguir untar 30 a 40 mil nao sei como mais e as vezes é preciso ousar pra ver se dar certo ou nao desculp meu desabafo

      edvaldoNovember 13, 2011
      • Olá Edvaldo. Eu não sou o dono da verdade, mas sempre procuro aconselhar levando para o lado da cautela. Mas é verdade o que você disse. Precisamos ser ousados. Mas não custa nada pesquisar antes. Um abraço.

        BrunoNovember 14, 2011
  • muito bom mim ajudou muito

    ivandeteOctober 5, 2011
    • Olá Ivandete. Sorte em sua empreitada. Um abraço.

      BrunoOctober 5, 2011
      • Boa tade Bruno, coloquei o seu texto em um trabalho meu TCC só qe gostaris de saber seu sobrenome pois é necessário colocar na citação! ser qe teria como passar?

        JacianeNovember 24, 2011
        • Olá Jaciane. É Grunig o sobrenome. Um grande abraço.

          BrunoNovember 25, 2011
  • Boa tarde, trabalho com licitações no TJDFT e tenho muito interece em montar uma empresa de material de expediente sem estrutura física, sera apenas para participar de licitações e fornecer para empresas privadas. O que acham? Não estou preocupado com retorno nos 2 ou 3 primeiros meses.

    Favor mandar sugestões para cleber.caetano@tjdft.jus.br

    Grato!

    CleberNovember 18, 2011
  • Boa noite Bruno, fiz meu Tcc e utilizei a sua matéria! mas preciso do seu sobrenome para colocar na citação

    JacianeNovember 24, 2011
  • Parabens !

    Um bom artigo para iniciar na longa estrada do empreendedorismo.

    Abraços e Sucesso

    Vlad Toledo

    Vlad ToledoNovember 27, 2011
    • Valeu, Vlad. Agradeço a visita e comentário. Um abraço.

      BrunoDecember 29, 2011
  • Boa Tarde Bruno !

    Realmente este artigo seu foi muito útil para mim, há tempos que procura informações sobre isso.

    Poderia me ajudar ?

    Pretendo abrir uma Loja para venda de peças e artigos para bicicletas.
    Qual o tipo de Empresa que posso abrir?
    Acha que gastaria muito com impostos?

    Desde de Já muito obrigado.

    DárioDecember 29, 2011
    • Olá Dário. O tipo de empresa seria comércio. Creio que você poderia começar como microempresa. Impostos há, é claro. Mas em algumas modalidades de comércio, o imposto já vem embutido no preço da mercadoria quando você compra de fabricantes e distribuidores. Isso se chama substituição tributária. Seria bom consultar um contador de confiança. E lembre-se de testar e pesquisar a viabilidade do negócio. O mais importante é ter clientes, não papéis. Um abraço.

      BrunoDecember 29, 2011
  • Olá bruno me responde uma coisa vc é contador? Porq eu quero fazer contabilidade mas tenho muitas duvidas se vc for me diz ai é uma boa profissão? eu gosto muito mais na verdade nunca trabalhei com isso e queria sa ber. abraço!

    RamonJanuary 10, 2012
    • Olá Ramon. Não, eu não sou contador. Mas já trabalhei num escritório de contabilidade. E garanto a você que é uma das profissões que, no Brasil, jamais o deixará sem trabalho. Contador sempre tem trabalho. Sempre. Um abraço.

      BrunoJanuary 10, 2012
  • Boa noite Bruno, li os seus artigos e achei muito util,estou querendo montar uma empresa de gesso (molduras), já analizei o mercado, e promete ser um otimo negocio, pois tem custo baixo, e lucratividade exelente, na fabricação e instalação, estou com praticamente tudo pronto para começar, só não sei como fazer a divulgaçao do serviço, poderia me ajudar? antecipadamente agradeço.

    EduardoJanuary 26, 2012
    • Olá Eduardo. Há muitas maneiras de divulgar. Desde as mais simples e baratas até as mais sofisticadas e caras. Tudo depende do seu orçamento. Como você provavelmente vai atuar numa determinada região, pode procurar meios de comunicação que atuem nela. Um regra: onde seus concorrentes estiverem você deveria estar também. Há opções grátis na internet, por exemplo. Pesquise seu ramo na internet e veja onde anunciam os concorrentes. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • Olá, eu to querendo abrir uma gráfica, algo que já é comum por aqui! Então fiquei pensando em uma de suas perguntas..”Você tem uma idéia da fatia de mercado que lhe pode caber?” Considerando as empresas que nascem todos os dias, e as que já existem e precisam desse serviço, ainda tenho receio de que as gráficas mantenham uma clientela bastante fiel o que dificultaria a concorrência! É difícil pensar que uma empresa qualquer, habituada a contratar uma certa gráfica, queira se aventurar com uma gráfica recém criada! Isso concerteza se aplica a diversas áreas e assombra muitos empreendedores! não sei se me fiz entender.. mesmo assim, obrigado

    DaviFebruary 26, 2012
    • Olá Davi. Sim, você se fez entender muito bem. O ponto que mencionou merece cuidado especial. Num mercado abarrotado de concorrentes, pode haver espaço para mais um, mas a briga sempre é feia. E muitas vezes inglória. O ideal é fazer uma pesquisa séria para saber com certeza se o empreendimento é viável. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • Bom,gostaria de saber como começar um negocio,pois tehho mil e uma ideia mais não sei como começar,pois vou começar sem dinheiro só com as vendas do produtos e o que eu fatura é para pagar de quem eu comprei e comprar mais,só que preciso saber se devo começar isso.Se puder me enviar uma resposta ireir ficar bem grata .

    Tenha uma otima noite!

    MicheleMarch 21, 2012
    • Olá Michele. Há várias maneiras de vender seus produtos. A internet é uma delas, mas como você não menciona o produto não sei se é viavel. O que você pode fazer, é pesquisar. Procure na internet produtos similares e observe como são vendidos. É um bom começo. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • tenho 50000 reais para montar uma microempresa, porém, não tenho
    a menor idéia do que montar!!!!!!!!!!!!!!!preciso da sua ajuda

    alan matias grujeApril 20, 2012
    • Olá Alan. Vou ser sincero e direto: se você não tem idéia… não faça nada. Uma das piores coisas que alguém pode fazer é meter-se com um ramo que não entende. Não saia por aí fazendo qualquer coisa. É melhor ter 50 mil na poupança do que perdidos numa aventura. Por outro lado, como você tem vontade de empreender, procure pesquisar sobre algo que você realmente gosta de fazer. E sobre o qual tenha algum conhecimento. Muitas vezes a coisa está bem diante do seu nariz, mas você está procurando algo “melhor”, algo que dê muito dinheiro, algo… De qualquer maneira, mesmo decidindo-se por alguma atividade, esgote todas as possibilidades de pesquisa. E lembre-se de três coisas: 1) O mais importante num empreendimento são os clientes, aqueles que vão comprar de você. Certifique-se de que há mercado par ao que você quer vender, seja produto ou serviço. 2) Cinquenta mil podem simplesmente desaparecer da noite para o dia. 3) Não confie em qualquer um. O mundo está cheio de gente “com boas intenções” e que, no fim, só lhe trazem problemas (e levam seu dinheiro). Um grande abraço.

      BrunoApril 21, 2012
  • ola. no primeiro monmento voce parece jogar um balde de agua fria no futuro empresario; mas anlisando direito voce leva o cara pra realidade, o que faz o novo empreendedor planejar melhor, rever, repensar e agir com a razao e nao com a emoçao…

    juvenalApril 30, 2012
    • Olá Juvenal. Você captou a coisa. É exatamente isso. Às vezes, é melhor desistir momentaneamente, para depois retomar o rumo com mais consciencia, com mais conhecimento e fazer algo mais estruturado. Esta é a idéia. Eu sou entusiasmado com a pequena empresa. Mas eu não suporto ver alguém dar-se mal, quando podia fazer algo infinitamente melhor. Um abraço.

      BrunoApril 30, 2012
  • ola pretendo abrir um pequeno negocio, de adesivados, plotagem de veiculos banners, cartazer, impressos etc.
    quero uma opiniao como começar, ainda irei comprar todos os equipamentos para começar,
    obrigado !

    ezequiel marianoMay 14, 2012
    • Olá Ezequiel. Espero que alguém do ramo leia e possa lhe dar alguma dica. A minha dica é a seguinte: planeje muito bem as coisas, para ter certeza de iniciar um negócio sólido. Pesquise o mercado. Converse com clientes potenciais. Se for começar com pouco capital, pegue leve nas despesas, comece com o mínimo de despesas possível. Um grande abraço.

      BrunoMay 26, 2012
  • Ola Sr. Bruno, sou de Cabo Verde, Africa Ocidental.. Eu e o meu irmão estamos a pensar em criar uma empresa de Tranfer de passageiros e tour pela ilha de Santiago. Já possuimos uma viatura Ford Ranger para isso, mas para isso agradecemos algumas dicas para essa area de atividade. Um muito Obrigado.

    ANTÓNIO BARRETOMarch 24, 2013
  • Oi Bruno tudo bem?
    Se vc pudesse me ajudar como montar uma empresa no papel, pra apresentar na faculdade.
    Que seja uma coisa inovadora pra apresentar.
    Me ajude por favor não sei nem como começar a fazer, desde já agradeço.
    jack caldas

    jack caldasSeptember 12, 2013
  • Ola eu faço rissóis e petiscos em casa para fora vendo uma quantidade ainda pequena. com quem devo ir ter para me dar dicas como me devo por legal para vender.

    patriciaOctober 16, 2013

Leave a Reply


*