Montar uma empresa

 

montar uma empresaO Brasil, de uns vinte e cinco anos para cá, tornou-se um celeiro de microempresas. À falta de bons emprêgos, esta foi a solução encontrada por muita gente. E muitos acabaram descobrindo que poderiam ganhar seu sustento sem depender de grandes empresas. Sem depender de um emprêgo.

Montar uma empresa, entretanto, nem sempre é um mar de rosas. Bem, muitas vezes é, mas com mais espinhos do que rosas propriamente ditas.

Há vinte e cinco anos, estávamos longe – muito longe – da disponibilidade de informações que temos hoje. A internet, além de facilitar muito o acesso à informação, tornou procedimentos antes lentos, morosos, em simples “clics” facilitando a vida de quem deseja montar uma empresa.

Quase tudo, em nossos dias, se resolve rapidamente. Pagamentos, recebimentos, contatos. E também, através do computador, processamos cadastros, pedidos, solicitações com muito mais rapidez.

 

O que é preciso para montar uma empresa

Mas tudo isso ainda não substitui as etapas necessárias para se montar uma empresa. Que – praticamente – continuam as mesmas. Planejar pode até ser mais fácil, mas continua sendo necessário. Da mesma maneira que um candidato a empresário poderia dar com os burros n’água antigamente, também pode hoje.

Montar uma empresa – o blog – pretende contribuir justamente nesta parte.

Meu ponto de vista sobre montar uma empresa é que se deve fazer tudo o que for possível antes. Antes de alugar um imóvel, fazer a abertura formal da empresa. Antes de gastar dinheiro. Antes, antes, antes. Pesquisar, planejar e só então executar.

É mais ou menos como um arquiteto faz para construir uma casa. Se ele começasse colocando os primeiros tijolos, nem ele mesmo saberia que tipo de casa teria no final, certo? Provavelmente uma bela porcaria de casa. Mas ele não faz isso. O arquiteto planeja, cômodo por cômodo. como as pessoas vão se movimentar dentro da casa. Como vai ser possível colocar os móveis em cada dependência. E assim por diante. Desta maneira, ele sabe antes de construir que tipo de casa será aquela.

Montar uma empresa também precisa ser assim. Você precisa ir tão longe quanto possível no planejamento. Precisa quase “ver” a empresa funcionando. De preferência, até mesmo fechar algum negócio antes de montar a empresa. Aí – convenhamos – é o máximo…

É claro que todos gostamos de surpresas (boas…). Mas eu garanto que no caso de montar uma empresa, surpresas são perfeitamente dispensáveis. Porque quando você deixa tudo ao acaso, abrindo sua empresa de qualquer maneira, as surpresas – com certeza – são desagradáveis. Por outro lado, fazendo tudo direito, não será surpresa nenhuma quando começarem a entrar os pedidos. Mas você poderá ter uma grande surpresa quando tiver o dôbro do faturamento planejado. Este é o prêmio de quem planeja com cuidado.

 

Planejamento para montar, operar e administrar uma empresa

E a coisa vai mais longe ainda. Você precisa planejar não só como montar a empresa, mas também como operar e administrar esta empresa. Sim senhor. E tudo isso antes de abrir a empresa. Desta maneira, conforme as coisas forem acontecendo, você saberá exatamente o que fazer. 

Todos os anos são abertas milhares de pequenas empresas. Má notícia. A boa notícia – para você – é que a maioria delas morre antes de completar um ano. E porque esta é uma boa notícia para você? Porque você sabe que tem uma grande chance de não entrar nesta estatística, se fizer tudo direito.

As empresas que fecham suas portas antes de um ano de funcionamento, foram abertas na base do “ou vai ou racha”. Sem pesquisa, sem planejamento, sem capital, sem conhecimento. São as “empresas do sem”.

O amadorismo ao se montar uma empresa é fatal. Você precisa profissionalizar-se ao máximo. Também não vá ficar três anos estudando, mais dois pesquisando e mais cinco planejando. Assim quando for abrir seu negócio, nem existe mais o ramo. Brincadeiras à parte, faça o que for preciso, em termos de pesquisa e planejamento. Aprenda e aprenda. Jamais pense que você sabe tudo. Isso é tolice. Ninguém sabe tudo. Mas aqueles que sabem mais acabam vencendo.

 

O que o blog Montar uma empresa tem a oferecer

Um aspirante a pequeno empresário – na minha opinião – precisa aprender. Entretanto, lidar com tecnicalidades, fórmulas de negócios complexas e cálculos complicados não me parece coisa de pequenos empresários. Acredito que é preciso aprender o básico da rotina empresarial. Se você for esperar primeiro formar-se em administração de empresas na faculdade, adeus pequena empresa. E provavelmente a maioria de nós não tem recursos para a tal faculdade, certo?

É aí que o blog Montar uma empresa entra. para prestar informações úteis, mas sem complicações. Um mais um igual a dois. Conheço pequenos empresários que conduzem muito bem suas empresas, com sistemas de controle simplificados. O importante é compreender o que se está fazendo, porque está sendo feito e qual o resultado esperado.

É claro que o tempo de controlar as coisas num caderno já se foi. O computador está aí para ajudar a todos. Mas é muito melhor fazer um controle simples, mesmo que num caderno, do que tentar utilizar complicadíssimos programas empresariais, só para no final descobrir que se foi do nada a lugar nenhum. E eu sei do que estou falando. Muitos acham que “aquele software” vai ser o máximo em termos de administrar e controlar. E acabam frustrados, pois muitas vezes nem sequer conseguem usar o programa.

Enfim, montar uma empresa pode ser interessante, criativo e divertido. Ou pode ser uma grande dor-de-cabeça. Depende da sua atitude. As informações do blog – tenho certeza – podem ajudar não só a montar uma empresa, mas fazer com que esta empresa seja criada e administrada com o cuidado que merece. Afinal, é da sua empresa que estamos falando, e ela é - mesmo que ainda não tenha nascido - muito importante para você.  

Leia também o artigo Como montar uma empresa

autor da foto

Comments

  • eu nao tenho dinheiro pra montar uma empreza e que eu devo fazer.

    romildosabino de souzaOctober 9, 2011
    • Olá Romildo. Algumas pessoas conseguem iniciar suas empresas sem capital, mas é muito difícil. Principalmente se o caso for comércio, ou um empresa que exija instalações especiais e equipamentos. Se for prestação de serviços, o caso já é mais simples, não exigindo tanto capital (em alguns casos). De qualquer maneira, se você tem bens para dar em garantia, é possível conseguir um empréstimo. porém, todo cuidado é pouco. Você primeiro precisa ter certeza que o negócio é viável. E mesmo que for partir para um empréstimo, procure linhas de crédito empresariais, através – por exemplo – da Caixa Econômica. Jamais pegue dinheiro em linhas de crédito normais, que tê taxas de juros muito altas e prazos curtos. É puro suicídio. Antes de seu negócio vingar o banco estará às suas portas… Um grande abraço.

      BrunoOctober 9, 2011
      • Ola Bruno,

        Qual o canal/site onde posso encontrar dados concretos, e officiais, necesarios para criar uma companhia? (Ex. se quero montar uma distribuidora de carne no estado do Tocantins, aonde encontrarei tais informaçoes)?

        Obrigado.
        Dz

        DinnoZurianOctober 24, 2011
        • Olá Dinno. Creio que se você consultar um bom contador, este irá levantar as informações para você. Na parte de abertura da empresa não há muito segredo, mas pelo tipo de negócio creio que envolve algum tipo de licença de operação da vigilância sanitária, ou coisa assim. Um abraço.

          BrunoOctober 24, 2011
  • Pesquisei algumas franquias no ramo de vendas on line e encontrei a neomerkato. Pelo site e algumas referencias na internet verifiquei que é muito boa, e tem um retorno em 6 meses a um ano.
    Você acha viavel, pedir emprestimo para abrir uma empresa e adquirir esta franquia?

    Obrigado

    D. Junior

    D. JuniorNovember 4, 2011
    • Olá Junior. Só se você contar com o retorno bem mais adiante. Se – por exemplo – você precisar começar a pagar daqui a seis meses e o retorno não veio… De qualquer maneira, empréstimo é quase sempre ruim. Começar uma empresa com dívida, é complicado. Mas pode ser que dê certo. Faça suas contas e suas pesquisas direitinho antes de meter a mão na massa. Um abraço.

      BrunoNovember 9, 2011
  • gostaria de abri uma peguena enpresa no ramo da culiria e comesar em minha propria casa entregando marmitex o gue devo fase

    wison davi Isolino de OliveiraNovember 8, 2011
    • Olá Davi. A primeira coisa é pesquisar, ver se realmente tem mercado (clientela) para o seu produto. A coisa mais importante da empresa é ter clientes. Em seu ramo, acho que antes de abrir formalmente uma empresa, deveria tentar começar informalmente. Fazer uma experiência. Um abraço.

      BrunoNovember 9, 2011
  • ola bruno!Estive olhando seus comentarios achei muito interressante,e gostaria de saber se pode me indicar um site alem desse ou outro material que possa estar me auxiliando para o planejamnto estrategico de uma empresa,pois estou cursando administração e tenho um trabalho de uma abertura de empresa ficticia,desde o nome,cnpj ate o planejamento,se posivel gostaria que me ajudasse att, viviane

    viviane camposNovember 22, 2011
    • Olá Viviane. Você pode procurar o site do Sebrae. Com certeza achará muito material ali. Um grande abraço.

      BrunoNovember 25, 2011
  • Bruno:
    Tenho um serviço de manutenção elétrica e montagem de padrão elétrico.
    A pouco temnpo terminei meu curso de técnico em instalações elétrica e pojetos de iluminação. Estou pensando em montar uma prestadora nesta área.
    Gostaria de receber um a dica. Abraços Thies

    THIES BATISTA DE SOUZADecember 17, 2011
    • Olá Thies. Sugiro que você comece de maneira informal. Ou seja, vá trabalhando, mesmo que não seja em tempo integral, sem abrir a firma. Desta maneira, em algum tempo você terá uma boa idéia da viabilidade de abrir a empresa. O mais importante é a clientela, não a papelada. Um grande abraço.

      BrunoDecember 29, 2011
  • amigo, tenho uma micro empresa de mat construçao com 18 de existencia, de uns anos pra ca a venda tem diminuido mto, pois tnho muitas concorrencias, estou querendo mudar de ramo trabalhar so com ferragens p construçao queria saber como devo agir perante aos meus clientes que compram mat contr em geral, pois so vou trabalhar com ferros,pois a minha concorrencia vai ser apenas aslojas de mat constr, entao vou poder colocar um preço mto menor, e manter uma boa margem de lucro.
    q q vc acha dessa situaço?

    rafaelJanuary 3, 2012
    • Olá Rafael. Creio que antes de mais nada você precisa ter certeza de estar dando o passo certo. Lembre-se que você vai restringir bastante o seu campo de ação. Procure saber se há realmente um mercado suficiente para trabalhar só com ferro. Quantos ao seus atuais clientes, creio que entenderão a situação. Mas se realmente resolver mudar o ramo, procure avisá-los a tempo. Um grande abraço.

      BrunoJanuary 3, 2012
  • Gostaria de montar uma loja de presentes e utilidades para o lar. Uma vez que moro em uma regiao habitada por dez (10.000) mil habitantes pegando a população de três bairros ficando distante do centro da cidade em media 2km,acredito no negócio uma vez que vivo de vendas em uma enpresa de grande nome e de bons treinamentos,suficiente para que possa fazer uma pequena previa do negócio. Só que o pior de tudo é que não tenho nenhum recurso financeiro para tal atividade a não ser minha experiência. E aí, conto com algo no sentido de orientar me no que fazer. Veluziano Mendes do Prado

    Veluziano Mendes do PradoJanuary 10, 2012
    • Olá Veluziano. Começar sem dinheiro é sempre difícil. O que não quer dizer que dinheiro garanta o sucesso. Sugiro que você comece informalmente, talvez consiga adquirir alguma mercadoria em atacadistas e ir fazendo um pé-de-meia para então abrir o negócio propriamente dito. O principal você já tem, que é o conhecimento do mercado. Você pode também começar com dinheiro emprestado, mas só se tiver muita certeza do retorno e os juros forem muito baixos, aliados a um prazo longo. Difícil, mas não impossível. Um abraço.

      BrunoJanuary 10, 2012
  • Boas!
    Eu sou portugues e planeio sair do país. Uma suposta proposta seria uma ida para o brasil. Cá a minha área é canalização em geral: redes de gás, AVAC, paineis solares termicos, redes de águas e aquecimento central, ar condicionado e assim.
    Será que haveria condições para montar uma micro-empresa no Brasil para trabalhar nesta área?

    Dário FreireJanuary 10, 2012
    • Olá Dário. Não tenho a mínima idéia sobre o ramo que você mencionou, sinto muito. Seria melhor você pesquisar mais a fundo, junto a empresas do ramo. Um abraço.

      BrunoJanuary 10, 2012
  • ola bruno,tudo bem?estou fazndo curso de cabelereira i rotina administrava.ja sei escovar cabelo,alisar e pintar.vou sempre nas casas
    fazer esse tipo de serviço.o senhor acha viavel eu montar meu salão com
    emprestimo por pessoas q conheço e faz esse tipo de emprestimo?ou tenho q ter paciencia i continuar em casa em casa até conseguir comprar de tudo q preciso?pq axo q eu estaria perdendo tempo.poderia começar na minha propria casa o q acha disso?rsrsrs

    aline pimentaFebruary 5, 2012
    • Olá Aline. Se for possível evitar o empréstimo, evite. Principalmente se for agiotagem. Caso consiga um financiamento por exemplo, da Caixa Economica, talvez seja viável. Jamais menospreze taxas de juros. Juros de mais de 1% ao mês irão quebrar suas pernas. Outro fator importante é a carência. Se você inicia o negócio já tendo que começar a pagar o empréstimo, está em maus lençóis. Creio que seria melhor ir juntando um dinheiro e comprando as coisas aos poucos. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • olá bruno . pretendo abrir um negocio no ramo de seguros . tenho contatos firmes que trabalham a muito tempo no ramo e entendem bastante do assunto . há uma possibilidade de abrir um espaço cedido por um predio de um seguradora sem custo de aluguel . oque ajudaria bastante pelo ponto estrategico do local . não precisariamos de contratar e pagar salario fixo para pessoas inicialmente pois as pessoas que trabalhariam no escritorio receberiam seu dinheiro pela sua produção de seguro e receberiam pelas grandes empresas de seguros como porto seguro , bradesco , chubs etc recebendo proporcional ao que foi produzido , porém para isso acontecer o escritorio necessitaria de computadores , mesas , caderas , fax , impressoras , site , marketing etc oque custaria um valor vamos dizer um poco salgado . no caso para abrir eu precisaria de um valor alto para poder investir . mas qual sua opnião sobre o negocio . voce acha que o valor que eu gastaria compensaria o negocio ?

    jamesFebruary 24, 2012
    • Olá James. Creio que você precisa pesquisar melhor o mercado, para obter sua resposta. Talvez fosse melhor gastar um pouquinho com uma empresa que faça a pesquisa, do que descobrir depois que tem uma conta enorme para pagar e o dinheiro não está entrando. Empréstimo é sempre perigoso, principalmente de agiotas. Pense bem. Um abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • Olá Bruno, preciso montar uma empresa para um seminário na faculdade onde junto cm a minha equipe escolhere-mos o mercado que iremos atuar,mais eu precisava de uma dica do começo, do meio e do final, o q vc me indica para montar minha empresa para o seminário da faculdade.

    LeonardoMarch 14, 2012
    • Olá Leonardo. O começo é a pesquisa de mercado. Mas para conseguir um roteiro bem técnico, consulte o Sebrae. Um grande abraço.

      BrunoMarch 21, 2012
  • Cordial Bruno,não me estender com muitas perguntas,mas é que, estou planejando montar um lava jato,e troca de óleo.Tenho a principio uma área o suficiente para receber, e manter estacionados uns 20 automóveis,com lanchonete.Fica numa avenida principal de um bairro nobre de fácil acesso.
    Tenho experiência na área de manutenção, sou técnico refrigerista,mas já uns vinte anos trabalho como eletricista de manutenção,e aplicação de circuitos nos setores comercial e predial.. Por-então recebi uma proposta de americano (USA, e que já trabalhos juntos a uns dez anos, para montar um lava jata com troca de óleo.. Atualmente trabalho também como coordenador de abrigo de crianças há 4 anos, mas confesso que não é essa a minha área. Ok, tenho pra começar três mil reais de minha parte, e mais três investidores,e quatro pessoas confiáveis para a mão de obra, incluindo eu. Perguntas: gostaria de ouvir suas sugestões em relação à abertura legal, ministério trabalho,fornecedor,e se é uma boa ideia já entrar com esses três como investidores.. Apesar de já conhece-los, e saber que são ídonios, fica ainda essa dúvida quando se trata de negócios.. No momento meu amigo é só…

    Grato por sua atenção…

    CORDIALMENTE,Flávio Dantas

    Flávio DantasApril 2, 2012
  • oi Bruno amo a area de administração,só que é mas na parte de criatividade na onde posso mostra motivação e criatividade na aréa, palestrar sobre o assunto aos donos das empresas.VC pode me ajudar como posso fazer,pois é como lhe disse amo administração mas é nessa parte você poderia me ajudar?
    Existe curso nessa area e faculdade?

    danieleApril 8, 2012
    • Olá Daniele. Creio que para ser uma profissional da área deveria procurar um curso superior. Devem existir cursos livres também, mas no momento não me ocorre nenhum. Um abraço.

      BrunoApril 21, 2012
  • Olá Bruno. Pretendo arrecadar um capital de R$ 20 mil para montar uma micro empresa no ramo de comércio, porém, não faço a mínima ideia por onde começar. Tanto na parte tributária como na física. Gostaria muito de receber suas dicas. Abraço.

    Junior JesusMay 2, 2012
    • Olá Junior. Aguarde alguns dias, por favor. Estou terminando um roteiro que irá lhe ajudar. um abraço.

      BrunoMay 2, 2012
  • ola bruno me chamo julio e gostaria de montar uma casa de parafusos em um bairro muito proximo o centro da minha cidade lembrando que minha cidade é uma cidade turistica e etmos aproximadamente 25 mil abitantes temos muito fluxo de veiculos autos,caminhão,motos e barcos e só temos duas casas de parafusos poderia me dar algumas informaçoes por gentileza e lembrando que tenho uns quinze mil pra investir obrigado

    julio correaJune 6, 2012
    • Olá Julio. É difícil dizer algo, mas vou arriscar… creio que você, antes de fazer qualquer coisa que gaste seu dinheiro, deveria pesquisar. Que tal comprar algumas unidades no varejo e tentar vender aqui e ali? Talvez conhecer um pouco melhor os concorrentes, os que já estão no mercado. Lembre-se que eles estão em vantagem, já estão no mercado há mais tempo. Outra coisa: talvez você possa diversificar um pouco a coisa, fornecendo algo mais do que parafusos. Para uma cidade pequena, um negócio muito específico pode ser muito arriscado. Um grande abraço.

      BrunoJune 6, 2012
  • Ola Bruno, pretendo montar uma loja de cosméticos no meu bairro Cumbuco (como se fosse uma Vila) um local praiano que tem um fluxo muito grande de turistas e está em pleno crescimento. muitos hotéis, restaurantes e barracas próximas. disponho de um ponto para realizar esse negócio minha mulher começou a vender roupas informalmente, compramos por um valor muito bom para revender e sai com muita facilidade, estamos com aproximadamente 6 meses, já fizemos algumas ações para acumular clientela com por exemplo um Bingo e uma Festa para mostrar produtos lembrando que juntamente das roupas minha mulher revende cosméticos daquelas revistas e tem uma clientela considerável que até mesmo ela não precisa cobrar. Foi daí que nós vimos a necessidade de uma loja de cosméticos que não existe no bairro e o único lugar para comprar seria no centro da cidade que fica a aproximadamente 20km. Podemos perceber um público alvo que usa e compra muito esses produtos e constantemente reclamam de ter que ir ao centro. Já comecei a pesquisar preços e formas de fazer parcerias para ter os produtos com preços de revenda. gostaria de ter uma noção, pelo menos, do que preciso gastar para abrir a empresa, pois tenho o valor de 5 mil reais.

    Desculpe o TEXTO enorme, mas é que gostei muito dos seus posts, e talvez tenha me empolgado um pouco.

    Att.
    Samuel Reis

    Samuel ReisOctober 13, 2012
    • Olá Samuel. Creio que como você não tem muito capital, deveria ir fortalecendo a clientela e – consequentemente – o caixa, e ir operando informalmente por mais algum tempo. A menos que necessite da empresa aberta para conseguir mercadoria. Porque uma empresa aberta… dá despesa. A abertura em si não é muito cara. Entre contador e taxas, cerca de R$ 1.000,00. Mas você precisa de um local, instalações e outras coisas. Lembre-se que iniciar uma empresa sem capital, é possível, mas é difícil. Um grande abraço.

      BrunoOctober 13, 2012
  • ola ,Bruno?
    prazer… Sua dica pra mim e muito importante, tenho 500,00 reais , e no que posso aplicar esse dinheiro pra
    começar um pequeno negocio? tchau.

    monicaJanuary 12, 2013
    • Olá Monica. Sua pergunta é muito vaga. E o valor mencionado é pequeno. Sugiro que faça um investimento em si mesma, para aprender algo. Quinhentos reais pode ser um valor pequeno para abrir uma empresa, mas suficiente para que você adquira algum curso, ou coisa assim. Um grande abraço.

      BrunoJanuary 13, 2013
  • Bruno achei muito interessante seus comentarios, estou pensando seriamente em abrir um negocio stilo balada em um dos seus comentarios voce citou que “nao importa” a papelada aquelas coisas mais burocraticas por assim dizer mais sim a CLIENTELA, entao pode se dizer que posso ir fazendo algumas festas “baladinhas” para ter uma visao do negocio o que e o que nao e para poder compreender realmente a alma do negocio.!.!? Pois para mim e uma area nova a qual irei atuar com DOIS SOCIOS meus por isso estou pesquisando e me interagindo do negocio.

    Abraco

    Flaviner SantosJanuary 13, 2013
    • Olá Flaviner. Evidentemente, existe a questão legal. Mas não custa nada experimentar informalmente. Manter a informalidade para sempre é que não pode ser. Um abraço.

      BrunoJanuary 27, 2013
  • Boa tarde. Moro em Goiania tenho 20 mil na mão. Penso em montar um estacionamento será q pode ser uma boa idéia.?

    Victor HugoJanuary 25, 2013
    • Olá Victor. Tudo depende da clientela. Do mercado. O local precisa disso? Há clientes potenciais? Clientes. Isso é o que todo negócio precisa. Sem clientes, sem negócio. Pesquise a área. Um abraço.

      BrunoJanuary 27, 2013
  • Olá Bruno quanto vc me indicaria para poupar, para abrir um empresa daqui uns 4 ou 5 anos??

    Hellen GoulartFebruary 27, 2013
    • Olá Helen. Difícil dizer… depende da empresa.

      BrunoOctober 24, 2013
  • como eu faço pra fazer uma empresa multinacional trabalho de escola

    wanyeliApril 25, 2013
  • Olá Bruno, bom dia! Gostaria de saber quais são os impostos a pagar na abertura de uma empresa LTDA.
    Obrigada
    Valéria (Uberlândia – MG)

    Valéria Cristina RodriguesMay 28, 2013
  • Oi Bruno solicito o endereço onde possa ter mais ferramentas sobre pequenos negocios. Obrigado

    Pedro JoaquimJune 27, 2013
  • Olá bruno tudo bem, estou pensando em abrir negocio mais não sei muito bem oque vou abrir, gostaria de saber de você como ter uma boa ideia de negocio, na minha cidade tem muitas lojas e gostaria de saber como posso abrir uma loja mais tendo um diferencial, oque devo fazer para conseguir esse diferencial?
    Obrigado um Abraço

    Cleverson Cuiz DomingosSeptember 2, 2013
  • Olá, estou fazendo um trabalho de escola, onde teremos que criar uma empresa fictícia, no caso iremos criar um pizzaria.
    porém temos que abrir a papelada, fazer uma simulação dos papeis online, mais não sei o passo a passo, você poderia me auxiliar?

    Leticia BarbosaSeptember 20, 2013

Leave a Reply


*