Sua empresa na internet

Internet é coisa de empresa grande? Sua pequena empresa pode ou deve estar na internet? Como fazer para colocar uma pequena empresa na internet?

Se você está fazendo alguma (ou todas) dessas perguntas, creio que não está sozinho.

Na verdade, podemos considerar que a internet é algo novo. Há vinte anos atrás sequer se imaginava “um trem desses”. Vai daí que muitas pessoas que já conheceram a internet numa fase adulta têm certa dificuldade em lidar com esse “trem”.

Em termos de empresa, a menos que a sua empresa seja algo realmente fora do comum, eu diria que estar na internet é essencial. Uma empresa que não existe na internet nos dias de hoje… praticamente não existe mesmo.

Antigamente, quando alguém montava uma empresa, logo ia procurar um meio de se tornar conhecido de seu público-alvo, ou seja, aquelas maravilhosas pessoas que compram coisas da gente. E hoje… não é diferente, claro.

Colocar sua empresa na internet é suficiente?

Quero dizer, como forma de propaganda. Não, não é. A internet pode veicular propaganda, mas não é propaganda.

Ter um site na internet não é propaganda. É o endereço de sua empresa na internet. Um endereço virtual, parecido com o endereço físico. Quando alguém lhe pergunta “onde fica sua empresa”, você diz: “na rua tal, número tal, bairro tal…”, não é? E na internet: “www.nomedaempresa.com.br”.

Então, o que você deduz disso? Isso:

Assim como não adianta ter um endereço físico sem divulgação, não adianta ter um endereço na internet sem divulgação.

Muitos se confundem com esse negócio. Montam, ou mandam montar um site e acham que com o passar do tempo o site vai ser visitado por mais e mais pessoas. Adivinhe o que… não vai. Não basta ter um site, é preciso divulgá-lo.

Então, nem adianta fazer um site?

Sim, adianta. É como montar a empresa num local físico. Você precisa do local, certo? Então, assim como fez com o local físico, monte o site. Mas procure as formas de divulgação, a maneira pela qual seu site será encontrado pelas pessoas.

Você pode investir algum dinheiro em propaganda, por exemplo. O Google Adwords é uma maneira de divulgar seu site.

Pode fazer parcerias com outras empresas que estão na internet para inserir banners. Pode fazer campanhas por email. Enfim, fazer marketing de internet.

Mas há outras maneiras de fazer seu site ficar conhecido. Coloque o endereço do site em seus cartões e em todos os impressos que distribuir. Coloque também na assinatura de seu email. Divulgue em sites sociais.

Mas… esteja na internet. Sua empresa deve estar na internet, seja pequena, micro, muito micro, a empresa do eu sozinho, lá o que for.

“Ah… mas eu não sei mexer com internet…”. Tá legal. E quando era pequeno você também não sabia andar ou falar. E veja você agora… Não sabe… aprenda. E logo, viu? Porque os concorrentes não estão para brincadeira.

ATENÇÃO: CONSULTAS NÃO SERÃO MAIS RESPONDIDAS NO SETOR DE COMENTÁRIOS, DEVIDO EXCLUSIVAMENTE À FALTA DE TEMPO. OBRIGADO POR COMPREENDER.

Comments

  • Muito bom o seu texto, me tirou muitas duvidas, tenho uma dica em relação a se fazer um site que pode complementar ainda mais seu texto, é um material que adquiri a um tempo atraz que ensina como fazer um site como hospedar mostra qual programa utilizar tudo muito simples, e alem disso ao adquirir o material você ganha uma pagina deles e pode trabalhar para eles vendendo o kit, achei tudo muito bom é alem de aprender a fazer sites hoje eu ganho um dinheiro vendendo o kit deles, o endereço do site é esse para quem se interessar (clique no nome).

    Sucesso, seu texto ficou otimo…

    Juliano FerreiraJune 14, 2012
    • Olá Juliano. Valeu a sugestão. Se o programa que você fala é o mostrado no site, eu já usei e é bom mesmo. Apenas tive que cortar o link no corpo do comentário, para descaracterizar um spam, porque sei que não foi esta sua intenção. Para os usuários mais inexperientes, basta clicar no nome de Juliano e irá visitar seu site. Um grande abraço.

      BrunoJune 15, 2012

Leave a Reply


*